quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

DOSE CULTURAL

Os dois mineradores de ouro estavam trabalhando ardualmente, num campo da Califórnia, sob um sol escaldante. Há dois anos, trabalhavam sem descanso à procura do metal precioso e esquivo.
Para um deles, Bill, aquilo era uma tarefa habitual. Procurava ouro havia muitos anos, e, a rigor, não sabia fazer outra coisa. Mas Sam chegara à Califórnia apenas de passeio e aquele trabalho tão duro e exaustivo não lhe agradava nem um pouco.
- Fique aqui comigo e eu farei de você um homem rico, Sam - dizia Bill. - Tenho certeza de que encontraremos ouro desse vez.
Á tardinha, Bill deu um grito:
- Venha ver, Sam! Ouro! Ouro! Conseguimos, Sam!
Mas, o outro olhou as pequenas pepitas e disse:
- Isso não me parece grande coisa...
No dia seguinte, Bill e Sam voltaram ao trabalho, mas pouco encontraram. Para Sam, era o fim. Voltou à cabana, mudou de roupa e deixou um bilhete para o sócio: "Pode ficar com tudo, bill, nunca tive a intenção de trabalhar tanto. Deve haver uma maneira mais fácil de ficar rico." Em seguida, partiu para nunca mais voltar.
Quando bill leu a nota, não se importou muito e continuou a trabalhar. Alguns dias depois, encontrou um riquíssimo filão de ouro. Bill era um homem rico.
Se tivesse trabalhado mais um pouco, Sam também teria ficado rico. Mas, nesse caso, Samuel Clemens talvez jamais teria escrito as obras literárias que o tornaram imortal, quando mais tarde escolheu o pseudônimo de Mark Twain!